À partir dessas anotações se inicia a montagem da peça, montando-a com as mãos empilhando pelotas de barro que vão sendo modeladas de forma rústica ainda, até que se tenha toda a proporção e forma desejada.
Em seguida, dá-se um acabamento não tão elaborado, e é aí que a argila começa a secar lentamente à medida que o trabalho vai adiantando. ( da peça montada a ela totalmente seca, o que leva algumas semanas, a redução vai ser de aproximadamente 10% do tamanho inicial).
Existe um ponto de consistência na secagem da argila que se chama “ ponto de couro “, e , então a peça está pronta para ser recortada em partes de modo que possa ser ocada e em seguida remontada e finalizada com mais detalhes de acabamento.
Se a peça tiver cores, esta será feita com barro líquido misturado com os corantes e óxidos.
O resto da secagem da peça é muito lenta para que não trinque e isso vai levar algumas semanas conforme a espessura e tamanho da peça.
Só então estando totalmente seca é que a escultura será queimada em forno especial, elétrico , a gás ou a lenha em temperaturas que variam entre 800o e 1050o conforme a qualidade e tipo de argila utilizada.
Anjo com cristal
Essa peça foi modelada com argila 'creme com chamote' a cor cinza da pele, barbutina com óxido de manganês, tambem usado nas asas que foram raspadas para dar impressão de aplicação de madeira envelhecida.
Detalhe das texturas.
Anjos
O anjo sentado foi modelado com a argila 'creme com chamote'. os outros dois em terracota.
Africano
A cabeça de africano estilizada, foi modelada com 'argila preta com chamote branco'
O nemino africano, teve apenas uma pintura com barbutina e óxido de manganês. Teve os dentes pintados com argila branca.
Na pintura dessa peça, usei varios tipos de argila que foram burrifadas sobre a peça durante a secagem.
Mago com cristal
Nago e Sacerdotisa
Terracota, barbotina e cristal.
Guerreiro
A águia desse gurreiro foi foi pintada com corante mineral aplicado com pouca barbutina, como' pintura a guache'
Africana
Africana modelada com argila'preta com chamote branco' e terracota.
Pintura feita com 'óxido de manganês'
Mago com cristal
Sacerdotisa
Cantores
Vento
São Francisco
São Francisco com tatú
São Francisco com coelho e quati.
Nessa cabeça feminina, a cor verde foi 'pátina a frio'
Proteção
A pintura desse anjo foi feita a frio com purpurina e tinta a óleo.
Que maravilha Eduardo. Quanta sensibilidade. Parabéns
ResponderExcluirAbraço
Eva
Eduardo Vilela, vi os seus trabalhos e amei! Parabéns pelo talento e pela arte. Abraço fraterno.
ResponderExcluirEDUARDO VIELA, EU ESTO ESTUDANDO HISTORIA DE ARTE EM MOZAMBIQUE GOSTARIA TROCAR EXPERIENCIAS CONTIGO.
ResponderExcluirVc poderia me mandar a sua biografia ! Eu teve q refazer a sua escultura para um trabalho escolar de artes . E preciso falar sobre o autor da obra .
ResponderExcluirGostaria de saber quanto sai uma escultura sua? E se uma escultura de barro pode ficar no tempo? Se aguenta intempéries?
ResponderExcluirOlá! Só vi agora sua mensagem.
ResponderExcluirSim, esculturas em argila podem ficar no tempo, assim como uma telha em barro.
No momento estou sem produção de esculturas em argila e e tenho poucas que restaram de fases anteriores.
Qualquer outra dúvida, pode entrar em contato.
evilelaartes@hotmail.com
Sensacional... trabalhos lindos!
ResponderExcluir